VejaRO

VejaRO

Câmara dos Deputados cassa mandato de Lebrão e convoca Rafael é o Fera como novo representante de Rondônia
Decisão se baseia no artigo 55, inciso V e §3º da Constituição Federal; outros seis parlamentares também perderam os mandatos

Por Redação
Publicado 31/07/2025
Atualizado 31/07/2025

Foto: Reprodução

Em edição extraordinária do Diário da Câmara dos Deputados publicada nesta quarta-feira (30), foi oficialmente declarada a perda do mandato do deputado federal José Eurípedes Clemente, o Lebrão (União Brasil/RO). A medida também abrange outros seis parlamentares de diferentes estados e partidos, em cumprimento ao artigo 55, inciso V, e §3º da Constituição Federal.

Com a cassação de Lebrão, assume a titularidade da vaga o primeiro suplente da legenda, Rafael Bento, popularmente conhecido como “Rafael é o Fera”. Ele passa a integrar a bancada de Rondônia na Câmara Federal, marcando um novo momento na representação política do estado.

A decisão foi fundamentada em pareceres da Corregedoria Parlamentar e decisões recentes proferidas em Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs). Além de Lebrão, também perderam seus mandatos os deputados Gilvan Máximo (Republicanos/DF), Augusto Puppio (MDB/AP), Lázaro Botelho (PP/TO), Professora Goreth (PDT/AP), Silvia Waiãpi (PL/AP) e Sonize Barbosa (PL/AP).

Em substituição aos parlamentares afastados, a Câmara convocou os respectivos suplentes: André dos Santos Abdon, Paulo César Lemos de Oliveira, Rodrigo Sobral Rollemberg, Tiago Dimas Braga Pereira, Aline Paranhos Varonil Gurgel e Marcivânia do Socorro da Rocha Flexa, além de Rafael Bento por Rondônia.

Quem é Rafael é o Fera?

Rafael Bento, conhecido nas redes sociais e campanhas eleitorais como “Rafael é o Fera”, é figura popular no cenário político de Rondônia, tendo disputado eleições anteriores e conquistado uma expressiva votação. Como suplente, manteve articulações políticas e presença ativa junto à base do União Brasil no estado.

Histórico de Lebrão

José Eurípedes Clemente, o Lebrão, tem uma trajetória consolidada na política rondoniense, com passagens pela Assembleia Legislativa e, mais recentemente, pela Câmara Federal. Sua cassação marca o fim de um ciclo, abrindo espaço para novas lideranças na representação estadual.

A posse de Rafael é o Fera ainda será agendada pela Mesa Diretora da Câmara, seguindo os trâmites regimentais.

 

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Foto: Reprodução