Falta de remédio e de médico coloca em risco pacientes de hemodiálise em Cacoal
O Centro de Diálise de Cacoal está passando por uma situação muito grave. Falta Noripurum, um remédio fundamental para quem faz hemodiálise, e também não tem médico vascular o profissional responsável por cuidar das veias e acessos que os pacientes usam para fazer o tratamento.
Quem depende da hemodiálise está sofrendo. Sem o Noripurum, os pacientes ficam mais fracos, com anemia, e podem até ter complicações mais sérias. E sem o médico vascular, muitos não conseguem continuar o tratamento de forma segura, correndo risco de infecções e outros problemas graves.
De acordo com a Prefeitura de Cacoal, existe um acordo na Justiça que diz que é o Governo do Estado de Rondônia que deve garantir o médico vascular. O Ministério Público já notificou a Secretaria de Estado da Saúde (SESAU), mas até agora nada foi resolvido.
Enquanto o Estado não toma uma atitude, quem sofre é o povo. São famílias inteiras vivendo com medo, sem saber o que pode acontecer amanhã. Pacientes que dependem da hemodiálise para viver estão sendo deixados de lado, sem o mínimo de respeito.
A população cobra uma resposta rápida e séria do Governo do Estado.
Foto: tribunapopular
Fonte: tribunapopular