VejaRO

VejaRO

Com 2,3% de desemprego, Rondônia mantém segunda menor taxa do país e impulsiona mercado de trabalho

Publicado Ontem, às 12h

Foto: Assessoria

Rondônia se mantém com o segundo menor índice de desemprego do país, registrando 2,3% no segundo trimestre de 2025, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em 15 de agosto. O resultado consolida o estado como referência nacional na geração de empregos e inclusão social, mantendo desempenho consistente, já que no primeiro trimestre de 2025, o índice foi de 3,1%, e em 2024, o estado registrou 2,1%, o menor da série histórica.

Um dos pilares para alcançar esse desempenho é o serviço do governo de Rondônia Geração Emprego, de iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec). A plataforma gratuita conecta trabalhadores e empresas nos 52 municípios de Rondônia, reunindo, atualmente, 151,5 mil currículos, mais de 6,3 mil empresas, e mais de 2,3 milhões de conexões entre candidatos e vagas. Desde janeiro, 905 novas empresas aderiram à plataforma, que também atende trabalhadores autônomos e informais, ampliando de forma concreta o acesso ao mercado de trabalho.

Outro programa estratégico do governo de Rondônia é o Vencer, da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas). Lançado em 2024, o programa oferece capacitação profissional, auxílio financeiro, material didático e kit profissional a grupos em vulnerabilidade, incluindo os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), mulheres do programa Mulher Protegida, mães atípicas, pessoas com deficiência e catadores de recicláveis. Em 2025, a segunda edição do programa disponibilizou 3 mil vagas em 32 cursos, distribuídos em 20 municípios, com investimentos de R$ 59.634,19 mil, garantindo autonomia e oportunidades reais aos participantes.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os programas estaduais oferecem oportunidades reais de trabalho e capacitação, transformando vidas e garantindo independência financeira. “Essa atuação integrada é a base para que o estado alcance o segundo menor índice de desemprego do Brasil, mostrando que as políticas públicas executadas pelo governo geram resultados concretos para população”, salientou.

AMBIENTE DE NEGÓCIOS

O crescimento econômico do estado também contribui para o fortalecimento do mercado de trabalho. Nos primeiros seis meses de 2025, Rondônia registrou a abertura de 16.874 novas empresas, aumento de 20,9% em relação ao mesmo período de 2024.

As exportações alcançaram US$ 2,6 bilhões em 2024, alta de 103% em relação a 2019, alcançando 116 países, com destaque para soja, carne bovina, milho e café. Os resultados evidenciam a combinação de políticas públicas, incentivo ao empreendedorismo e integração com o mercado internacional, consolidando Rondônia como referência em desenvolvimento econômico e social.

De acordo com o secretário da Sedec, Lauro Fernandes, a queda do desemprego é reflexo das políticas públicas do governo de Rondônia voltadas à empregabilidade. “A soma de qualificação, incentivo ao empreendedorismo e abertura ao mercado internacional faz de Rondônia um estado modelo na geração de empregos, garantindo oportunidades para todos os cidadãos”, enfatizou.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp: