VejaRO

VejaRO

Evento em alusão ao Setembro Verde recebe população para uma tarde interativa no Parque da Cidade, em Porto Velho

Publicado Hoje, às 16h 45min
Atualizado Hoje, às 16h 45min

Foto: Lara Lívia

Uma tarde de interação, aprendizado e solidariedade tomou conta do Parque da Cidade, em Porto Velho, no sábado (27), durante a campanha de sensibilização à doação de órgãos promovida pelo governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

O governador de Rondônia, Marcos Rocha reforçou o compromisso com a saúde pública e com políticas de conscientização que impactam diretamente a vida da população. “Salvar vidas é mais do que uma missão, é também uma das responsabilidades do estado. A doação de órgãos representa esperança para milhares de brasileiros e reforça o valor da solidariedade”.

Com o tema “Doar é compatível com todos”, o evento reuniu centenas de pessoas em uma programação que mesclou cultura, informação e emoção. O público participou de quiz com perguntas e respostas sobre o processo de doação, com entrega de brindes e sorteios, além de atividades interativas, como o desenho coletivo da “Árvore da Vida” e um painel para fotos com a mensagem “Sou Doador”. A Banda da Polícia Militar também abrilhantou o evento com apresentações musicais que animaram o ambiente.

Profissionais de saúde, pacientes transplantados e autoridades compartilharam depoimentos emocionantes, reforçando a importância da doação de órgãos como um ato de empatia e amor ao próximo.

O secretário de Saúde, Jefferson Rocha destacou a importância da participação social. “A doação de órgãos só acontece quando a sociedade entende seu papel. Este evento é uma demonstração de como o poder público pode e deve, estar junto da comunidade, promovendo ações que transformem vidas”.

SETEMBRO VERDE

A campanha integra o “Setembro Verde”, mês de conscientização sobre a doação de órgãos e faz parte do calendário de ações educativas da Sesau. A mobilização busca não apenas aumentar o número de doadores, mas também criar uma cultura permanente de solidariedade e responsabilidade social.

A coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Edcleia Gonçalves, também destacou o impacto da iniciativa. “Eventos como este são essenciais para aproximar a população do tema da doação de órgãos. É um gesto que salva vidas e que começa com uma conversa dentro de casa, com a família. Precisamos quebrar tabus e informar mais as pessoas”, afirmou. 

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Foto: Lara Lívia