VejaRO

VejaRO

Simulação do Tribunal do Júri aproxima estudantes de Direito da atuação institucional do Ministério
A sessão foi conduzida pela Juíza Ligiane Bender, titular da 2ª Vara Criminal

Por Redação
Publicado Ontem, às 15h

Foto: Assessoria

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) participou na última quarta-feira (14/5) de uma sessão simulada do Tribunal do Júri, promovida por uma faculdade privada de Vilhena. A atividade acadêmica reuniu um público aproximado de 500 pessoas, entre integrantes do sistema de Justiça, professores e estudantes.
 
O exercício, realizado pela Faculdade Favoo, sob a coordenação do curso de Direito da Instituição, teve a presença do Promotores de Justiça de Vilhena, Vinícius Basso e Rodrigo Leventi Guimarães; da Juíza da comarca, Ligiane Bender, entre outros integrantes do sistema de Justiça e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A sessão simulada obedeceu aos preceitos estabelecidos no Código de Processo Penal, contando com representações para a defesa, acusação, testemunhas, jurados e outros elementos que compõem o rito do julgamento.

Os integrantes do MP presentes à atividade prestaram apoio técnico aos estudantes responsáveis por desempenhar o papel do Ministério Público na simulação, enfatizando a atribuição do órgão em defesa da vida, missão conferida à instituição pela Constituição Federal.

Para os promotores de Justiça, a atividade representou, para além de um exercício pedagógico, mais uma oportunidade de aproximar o MP do meio acadêmico e da comunidade em geral.

A sessão foi conduzida pela Juíza Ligiane Bender, titular da 2ª Vara Criminal de Vilhena, que, de modo fiel à dinâmica de julgamentos reais, contribuiu para oportunizar aprendizado e experiência das etapas do júri.

A organização do evento sublinhou o sucesso dos trabalhos, destacando a participação de integrantes da Justiça como demonstração de compromisso com o ensino das ciências jurídicas e com os interesses da sociedade.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Foto: Assessoria

Fonte: MP/RO