VejaRO

VejaRO

Ministério Público vai apurar ação da PM que terminou com morte de suspeitos em Porto Velho
Investigação ocorre de forma independente e segue diretrizes do STF e do Conselho Nacional do MP

Publicado Ontem, às 10h

Foto: Reprodução

O Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO) instaurou um procedimento investigatório para apurar as circunstâncias de uma ação da Polícia Militar realizada no dia 2 de julho de 2025, em Porto Velho, que resultou na morte de indivíduos supostamente ligados a uma organização criminosa.

A investigação será conduzida pelo promotor de justiça com atribuições na área, com apoio do Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública (GAESP), e segue as diretrizes da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635, do Supremo Tribunal Federal, e da Resolução nº 310/2025 do Conselho Nacional do Ministério Público. Ambas normas orientam a atuação independente do MP em casos que envolvam letalidade policial.

Segundo o MPRO, a apuração ocorrerá de forma autônoma, mesmo que outros órgãos também iniciem procedimentos, e tem como objetivo assegurar a legalidade da atuação policial, a preservação da ordem jurídica e a transparência das ações estatais.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Aviso Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos e/ou envolvidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens e emitir algum juízo de valor.