VejaRO

VejaRO

Mais antigo bloco do Rio, Cordão da Bola preta é patrimônio estadual
Em 2025, agremiação celebrou 106° desfile no sábado de Carnaval

Publicado 25/07/2025

Foto: © Tomaz Silva/Agência Brasil

O centenário bloco Cordão da Bola Preta foi reconhecido como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. 

O título foi publicado nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial, demonstrando a importância do bloco para o carnaval e a cultura fluminense.

“Não há como falar de Carnaval sem lembrar do Cordão da Bola Preta. É um bloco centenário, referência de alegria e de cultura para o povo fluminense e todos os foliões que vêm ao Rio aproveitar a festa. Essa é uma homenagem mais do que merecida à agremiação, aos seus fundadores e integrantes e, claro, ao Carnaval do Rio”, disse Cláudio Castro.

Fundado em 1918, o Bola Preta é o bloco mais antigo do Rio de Janeiro. Considerado hoje um megabloco, atrai a cada ano uma multidão de foliões para as ruas do Rio, sempre nos sábados de Carnaval.

O bloco foi fundado por Álvaro Gomes de Oliveira, o Kaverinha. Ele deu nome ao bloco ao ver passar uma linda mulher com vestido branco e bolas pretas. Daí surgiu o mais antigo e tradicional bloco do Rio.

O Cordão da Bola Preta é parte da memória cultural da capital fluminense e desfila ao som de marchinhas de Carnaval, sambas-enredo, além de clássicos de MPB.

Em 1º de março deste ano, sábado de carnaval, celebrou o 106º desfile da agremiação, com o tema Rio, Eu te Amo, homenageando os 460 anos da cidade do Rio de Janeiro.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp: