VejaRO

VejaRO

Matutos do Guaporé leva poesia em forma de forró ao Arraial Flor do Maracujá

Publicado Ontem, às 12h

Foto: Ésio Mendes

Com 22 anos de história, a quadrilha Matutos do Guaporé se prepara para mais uma participação no Arraial Flor do Maracujá, maior evento folclórico do estado, promovido pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel). A 41ª edição do arraial será realizada entre os dias 1 a 10  de agosto, no Parque dos Tanques, em Porto Velho.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a cultura une o povo e preserva as raízes. “O Arraial Flor do Maracujá é mais do que uma festa, é um patrimônio do povo rondoniense. O governo tem trabalhado para valorizar a história, a arte e o esforço de quem mantém viva a tradição junina em nosso estado”, salientou. 

Fundada em 2003, no Bairro Conjunto Guaporé, Zona Sul da Capital, a quadrilha já coleciona títulos e é reconhecida pelo forte vínculo com as raízes culturais da Região Norte. Para este ano, o grupo traz o tema “Forró vira poesia para você dançar”, propondo um espetáculo que une lirismo e tradição popular, transformando os passos da dança em versos apaixonados e homenagens ao forró pé de serra.

Em 2024, a agremiação passou por uma transição em sua liderança. O atual presidente, Thon França, assumiu a presidência com o desafio de manter a tradição e renovar a energia do grupo, destacando o compromisso com a cultura e o encantamento que o tema deste ano busca despertar no público. “A gente quer que o público sinta cada passo, cada verso, cada música como uma declaração de amor à nossa cultura. “Forró vira poesia para você dançar” não é só um tema, é o sentimento que queremos espalhar no arraial. É tradição, é paixão, é alegria compartilhada na dança”, afirmou.

Composta atualmente por 25 brincantes, a Matutos do Guaporé é conduzida por uma diretoria com 15 membros, sendo 5 deles dedicados à coordenação-geral. Os ensaios ocorrem de segunda a sexta-feira, a partir das 20h30, na Escola Estadual Ulysses Guimarães, localizada no Bairro Jardim Santana, Zona Leste de Porto Velho.

O secretário da Sejucel, Paulo Higo, reforçou o compromisso do governo de Rondônia com o fortalecimento da cultura popular. “A dedicação e o talento dos grupos juninos nos mostram o quanto a cultura é viva e pulsante em Rondônia. A Matutos do Guaporé é um exemplo disso. Com seu novo tema e a energia renovada, certamente vai emocionar o público e abrilhantar ainda mais essa grande celebração que é o Arraial Flor do Maracujá.”

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp: