VejaRO

VejaRO

CAS discutirá criação da Semana Nacional da Previdência Social

Por Redação
Publicado Há 4 h

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A criação da Semana Nacional da Previdência Social, para conscientizar a população sobre o tema, será debatida pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) às 9h da segunda-feira (1º). O requerimento é do autor do PL 2.783/2022, que institui a medida — senador Paulo Paim (PT-RS).

Pela proposta, a semana dedicada à Previdência Social terá ações de educação e conscientização sobre o sistema previdenciário com vistas, especialmente, à inclusão. As medidas a serem desenvolvidas anualmente na semana que compreender o dia 24 de janeiro deverão incentivar a formalização do trabalho, a filiação junto ao sistema previdenciário, bem como instruir a população sobre o risco de acidentes do trabalho e prejuízos causados pela evasão tributária de contribuições sociais previdenciárias.

O período escolhido para a Semana Nacional da Previdência Social celebra o centenário da Lei Eloy Chaves (Decreto 4.682, de 1923), que criou caixas de aposentadoria e pensões para trabalhadores de empresas ferroviárias. A legislação foi publicada em 24 de janeiro de 1923 e é considerada um marco na implantação do sistema previdenciário no Brasil. 

O debate atende a uma determinação da Lei 12.345, de 2010, segundo a qual a instituição de datas comemorativas pelo Congresso Nacional deve ser precedida de audiências públicas. O projeto tem como relator o senador Flávio Arns (PSB-PR).

São esperados para o debate representantes do Ministério da Previdência Social; do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); da Receita Federal do Brasil; da Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip), além de entidades sindicais.

Como participar
O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp: