VejaRO

VejaRO

Comissão de Constituição, Justiça e de Redação discute sobre transporte escolar para alunos da Apae
As reuniões acontecem às terças-feiras, no Plenarinho 2.

Publicado 03/09/2025

Foto: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO

A Comissão de Constituição, Justiça e de Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na manhã desta terça-feira (2), a 43ª reunião ordinária. Entre os temas analisados, esteve em pauta o transporte de alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) no estado.

O Projeto de Lei 413/2024, de autoria da deputada Gislaine Lebrinha (União Brasil), propõe acrescentar o artigo 10-A à Lei 4.426, de 10 de dezembro de 2018, que instituiu o “Programa Estadual de Transporte Escolar Compartilhado Ir e Vir”. A alteração prevê que o direito ao transporte público seja estendido também aos estudantes matriculados na Apae.

De acordo com a proposta, os alunos poderão utilizar o transporte desde que sejam observadas algumas condições:

 - Estarem localizados na mesma rota executada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc);

- Haver espaço suficiente nos veículos para acomodar todos os estudantes, bem como seus acompanhantes e/ou responsáveis;

- Os alunos devem estar acompanhados dos pais, responsáveis ou, na ausência desses, de cuidadores designados pela família.

O relator da matéria, deputado Laerte Gomes (PSD), emitiu parecer favorável, que foi acompanhado pelos demais membros da comissão. Além dessa proposta, outros projetos também foram discutidos durante a reunião.

A população pode acompanhar as sessões da CCJR presencialmente ou pela TV Assembleia (canal 7.2) e pelo canal oficial da Alero no YouTube. As reuniões ordinárias da comissão acontecem às terças-feiras, às 10h, no Plenarinho 2. Mais informações sobre os projetos em tramitação podem ser consultadas no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (Sapl).

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Foto: Thyago Lorentz I Secom ALE/RO

Fonte: ALE/RO