VejaRO

VejaRO

Polícia Federal e Ibama desativam garimpo ilegal em terra indígena de Rondônia

Por Redação
Publicado Hoje, às 09h 15min

Foto: Assessoria

A Polícia Federal, em ação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizou nesta quinta-feira (6) uma operação de desintrusão na Terra Indígena Tubarão Latundê, localizada em Rondônia. A ação teve como objetivo reprimir atividades ilegais de garimpo em área de acesso restrito.


As equipes chegaram ao local após denúncias anônimas que apontavam a exploração clandestina de recursos minerais dentro do território indígena. Diante das informações, foram iniciadas diligências preliminares que confirmaram a presença de estruturas de garimpo ativo, levando à mobilização imediata das forças envolvidas.

Durante a operação, cinco pessoas foram presas em flagrante. Os agentes apreenderam duas armas de fogo e diversas munições, além de destruírem o acampamento e os equipamentos usados na extração irregular, entre eles uma retroescavadeira.

Os detidos foram encaminhados ao sistema prisional e permanecerão à disposição da Justiça. Conforme as apurações, eles poderão responder por extração de recursos minerais sem autorização legal, usurpação de bens da União e porte ilegal de arma de fogo.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Fonte: Assessoria

Aviso Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos e/ou envolvidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens e emitir algum juízo de valor.