PF cumpre mandado em Cuiabá por abuso sexual infantojuvenil
Foi cumprido um mandado de busca e apreensão
A Polícia Federal deflagrou, na manhã de hoje (13), uma operação contra o armazenamento e a distribuição de material de abuso sexual infantojuvenil, com o cumprimento de um mandado de busca e apreensão em Cuiabá.
A ação é um desdobramento da Operação Gardien, iniciada em São Paulo, que identificou um grupo responsável por compartilhar arquivos ilícitos por meio de aplicativos de mensagens. No avanço das investigações, a PF chegou à identificação de um homem residente na capital mato-grossense, o que motivou a ação local.
Durante o cumprimento da ordem judicial, os policiais apreenderam aparelhos celulares que serão submetidos à perícia. O investigado poderá responder pelos crimes de armazenamento, compartilhamento e produção de material de abuso sexual infantojuvenil.
A Polícia Federal orienta pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar de perto a rotina digital de crianças e adolescentes, com atenção ao uso de redes sociais, jogos e aplicativos, além de mudanças de comportamento que possam indicar situações de risco.
A PF também reforça que, embora a legislação brasileira ainda utilize o termo “pornografia” para esse tipo de crime, a instituição adota a nomenclatura “abuso sexual de crianças e adolescentes”, por refletir com mais precisão a gravidade da violência cometida contra as vítimas.
Fonte: Repórter MT