VejaRO

VejaRO

Baliza deixa de ser obrigatória em Rondônia a partir de 19 de fevereiro
Avaliação agora prioriza a interação do candidato com o ambiente real, em vez de comportamentos técnicos isolados.

Por Redação
Publicado Há 4 h

Foto: Reprodução/TV Globo

A baliza deixará de ser obrigatória no exame prático para quem for tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B, em Rondônia. A mudança passa a valer a partir do dia 19 de fevereiro e segue as atualizações previstas no Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular.

O Detran-RO informou que, além dessa, diversas alterações serão implementadas no estado, mas ainda não as especificou.

O Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular foi publicado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) no início de fevereiro. O documento padroniza todas as etapas da prova e atualiza os critérios usados para avaliar motoristas ainda em formação.

Além de Rondônia, outros estados também removeram de suas regras a obrigatoriedade da baliza alguns deles antes mesmo da oficialização das novas regras. O Distrito Federal, por exemplo, deixou de aplicar o teste em 2004.

O foco da avaliação deixou de ser comportamentos técnicos isolados e passou a ser a capacidade do candidato de interagir com o ambiente real. Por isso, não existe mais uma única falta que reprova automaticamente o candidato.

Outras mudanças também vão ocorrer e as atualizações serão válidas para todos os candidatos, inclusive aqueles que já estão em processo de obtenção da CNH.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Foto: Reprodução/TV Globo

Fonte: G1/RO