VejaRO

VejaRO

CASTANHA: Projeto da Embrapa RO entre os selecionados sobre economia sustentável
Edital internacional sobre economia sustentável na Amazônia teve 221 propostas inscritas

Por Redação
Publicado Ontem, às 13h

Foto: Reprodução

A Embrapa Rondônia está entre as seis instituições científicas da Amazônia Legal selecionadas no edital “Projetos de Pesquisa em Economia Sustentável na Amazônia”, lançado pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS) em parceria com o Bezos Earth Fund. As iniciativas escolhidas, entre 221 propostas inscritas, receberão R$ 10 milhões no total para execução de pesquisas aplicadas voltadas ao desenvolvimento sustentável da região.

Os projetos contemplam temas como desenvolvimento rural sustentável, bioeconomia e segurança pública, com participação de 95 pesquisadores e 70 bolsistas de dez estados brasileiros e dois países (EUA e Alemanha).

O projeto da Embrapa Rondônia propõe a criação do primeiro sistema de benchmarking da cadeia da castanha-da-amazônia, reunindo dados inéditos sobre eficiência, produtividade e sustentabilidade de agroindústrias do Pará, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso. A pesquisa busca aumentar a competitividade do setor, fortalecer políticas de bioeconomia e agregar valor à floresta em pé.
 
Segundo a diretora executiva do iCS, Maria Netto, as propostas têm grande potencial de orientar políticas públicas e fortalecer a comunidade científica amazônica. Já o assessor do Bezos Earth Fund, Daniel Schensul, destacou que o apoio às instituições locais é essencial para “construir economias que ofereçam resultados para as pessoas e preservem a floresta”.
 
Os projetos devem começar no início de 2026, dentro da Rede de Pesquisa para uma Economia Sustentável da Amazônia (RESA), com duração prevista de até 36 meses.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Fonte: rondoniaovivo