VejaRO

VejaRO

Com ampliação de atendimentos cardiológicos, Prefeitura de Porto Velho reduz 40% da fila de espera
Reforço na equipe médica proporcionou a ampliação no número de vagas semanais para a especialidade

Publicado 22/04/2025

Foto: Ana Flávia/ SMC

A Prefeitura de Porto Velho tem trabalhado para reduzir a fila de espera por consultas com especialistas na rede pública. Entre as medidas adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) está a ampliação no quadro de médicos, entre eles os cardiologistas, especialidade que apresentou avanços nos últimos dois meses.

Desde fevereiro, o número de vagas semanais para atendimento com cardiologistas no Centro de Especialidades Médicas (CEM) triplicou, passando de 60 para 180. O reforço na equipe médica permitiu o aumento da capacidade de agendamento e realização de exames, contribuindo para acelerar os atendimentos.

A ampliação refletiu diretamente na fila de espera. Em fevereiro, havia 1.550 pacientes aguardando por consulta com cardiologista. Em abril, esse número caiu para 930, o que representa uma redução de aproximadamente 40%.

O número de pacientes agendados saltou de 300 para 670 no mesmo período. Além das consultas médicas e de retorno, a cardiologia oferece avaliação de risco cirúrgico, essencial para a análise das condições clínicas do paciente antes de procedimentos operatórios, e laudo do exame de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa).

Para o secretário da Semusa, Jaime Gazola, o compromisso da gestão é garantir atendimento digno e mais ágil para a população. “Ampliar o número de especialistas é parte de um esforço contínuo da Semusa para reduzir filas e oferecer um cuidado maior às pessoas. Sabemos que ainda há desafios, mas estamos avançando e novos investimentos estão previstos para ampliar ainda mais a cobertura e a qualidade dos serviços ofertados na rede municipal”, aponta o secretário”, aponta o secretário.

FLUXO DE ATENDIMENTO

Para ter acesso às consultas com especialistas, o cidadão deve primeiro procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência. O médico da unidade realiza a avaliação clínica e, se necessário, faz o encaminhamento para o especialista.

Com esse encaminhamento em mãos, o paciente deve ir à sala de regulação da própria unidade para cadastramento no sistema. O agendamento é realizado conforme prioridade clínica e disponibilidade de vagas, seguindo os critérios estabelecidos pelo Sistema de Regulação da Semusa.

Gostou do conteúdo que você acessou? Quer saber mais? Faça parte do nosso grupo de notícias!
Para fazer parte acesse o link para entrar no grupo do WhatsApp:

Foto: Ana Flávia/ SMC