PVH,

ESTAMOS AO VIVO

José Vitor Costa Júnior despede-se da Corte Eleitoral do TRE-RO
Advogado atuou por dois anos como juiz substituto e titular na classe dos juristas e deixa contribuição relevante para a Justiça Eleitoral de Rondônia.

Por Redação
Publicado 31/07/2025
A A

Na última quinta-feira (24), em sessão plenária presencial, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) despediu-se do advogado José Vitor Costa Júnior, que encerrou seu mandato como juiz da Corte Eleitoral, na classe dos juristas, nesta quinta-feira (31). A despedida marca o fim de um biênio de contribuições relevantes no período de 2023 a 2025.

A trajetória do advogado José Vitor junto ao TRE-RO teve início em abril de 2022, quando assumiu como juiz substituto. Em julho de 2023, foi empossado como titular, ocupando a vaga destinada à classe dos juristas. Durante esse período, colaborou de forma efetiva nas Eleições 2022 e 2024 e participou ativamente dos julgamentos e decisões que contribuíram para o fortalecimento da democracia no estado.

A última sessão foi prestigiada pelo advogado e ex-membro da Corte Eleitoral, Dr. Clênio Amorim, e por familiares do juiz José Vitor, incluindo sua mãe, dona Roselí Ávila Costa. Na despedida, os membros da Corte prestaram homenagens ao magistrado. O presidente, desembargador Daniel Lagos, agradeceu pela dedicação e ética do jurista:

“A experiência, o olhar de quem atua na advocacia defendendo os direitos e interesses dos cidadãos, enriquece o debate e aprimora a construção da jurisprudência eleitoral de Rondônia. Essa contribuição multifacetada é o que fortalece nosso sistema de justiça e garante uma aplicação mais justa da lei, firmando o compromisso desta Corte com os princípios democráticos e a defesa do Estado de Direito. ”

O desembargador Marcos Alaor, corregedor e vice-presidente também destacou a firmeza e a gentileza do magistrado:

“Sua independência foi uma marca indelével. Além disso, sua cortesia e empatia contribuíram para um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo. Soma-se a isso sua contribuição para a lisura e a transparência do processo eleitoral em Rondônia, fortalecendo a democracia em nosso estado. ”

Emocionado, José Vitor agradeceu a oportunidade e refletiu sobre sua experiência na magistratura eleitoral:

“Foi como construir e atravessar uma ponte, que me liga da advocacia à magistratura. Ao final deste biênio, posso dizer que não apenas atravessei essa ponte, mas aprendi a admirar a engenharia de cada um dos seus pilares: os magistrados, os servidores, o Ministério Público e os próprios advogados que a sustentam. Saio dessa experiência mais consciente do peso de uma decisão, de um julgamento. E essa percepção, certamente, eu levarei comigo para sempre. ”

A contribuição do advogado José Vitor Costa Júnior deixa um legado de comprometimento com os princípios democráticos e com a transparência do processo eleitoral em Rondônia.

Fonte: TRE-RO