ESTAMOS AO VIVO
Sebrae reforça apoio à cacauicultura durante o 5º Concurso de Qualidade do Cacau de Rondônia
Ji-Paraná foi palco, no dia 24 de novembro de 2025, do 5º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia (Concacau), evento que contou com a forte presença do Sebrae Rondônia e reuniu produtores de mais de 15 municípios, instituições parceiras e representantes da cadeia produtiva do cacau para valorizar a qualidade da amêndoa rondoniense e fortalecer a produção sustentável no estado.
O destaque da edição 2025 ficou para os produtores da região de Buritis e Nova União, que conquistaram o pódio da principal premiação do concurso, comprovando que o cacau que conquista o mundo é de Buritis. O 1º lugar ficou com Mauro Celso, de Buritis; o 2º lugar foi conquistado por Selma Targa, de Nova União; e o 3º lugar ficou com Cleiton Souza, de Buritis, evidenciando o alto nível de qualidade da produção regional.
O evento contou com o apoio de diversas instituições parceiras e teve como principal objetivo fortalecer a cacauicultura no estado, promovendo boas práticas agrícolas, inovação, agregação de valor ao produto e acesso a novos mercados.
Durante a programação, produtores de mais de 15 municípios de Rondônia participaram do concurso, que premiou as três melhores amêndoas de cacau do estado, além de contar com exposição de chocolates artesanais produzidos com matéria-prima rondoniense.
A analista técnica do Sebrae Rondônia, Marcileide Zirondi, destacou a importância do concurso e do trabalho contínuo desenvolvido junto aos produtores ao longo dos últimos anos.
“O Sebrae participa dessa cadeia desde a primeira edição do concurso. Atuamos desde a porteira para dentro, junto com os técnicos, melhorando a fermentação e a secagem, e também na parte mercadológica, levando esse produto para o mercado nacional. Hoje, Rondônia tem uma das melhores amêndoas do Brasil”, afirmou Marcileide Zirondi.
Segundo ela, a cadeia do cacau em Rondônia passou por uma verdadeira transformação e hoje se consolida como uma das mais promissoras do Brasil.
“Essa cadeia estava adormecida e hoje é um verdadeiro vulcão produtivo. Rondônia venceu por quatro anos consecutivos ficando no pódio nacional e, por dois anos seguidos, conquistou o primeiro lugar como a melhor amêndoa do Brasil. Isso é resultado de muito trabalho técnico e parceria com os produtores”, completou.
Além da premiação, o Concacau também funcionou como vitrine para os chocolates artesanais produzidos no estado, com a participação de 13 marcas desenvolvidas com o apoio do Sebrae, fortalecendo a industrialização local e a geração de renda.
“Nosso objetivo é mostrar para o Brasil e para o mundo que Rondônia produz com qualidade, sustentabilidade e identidade. O cacau hoje é uma das cadeias mais fortes do nosso agronegócio”, concluiu Marcileide.
Fonte: Ji-Paraná Notícias