PVH,

ESTAMOS AO VIVO

Com surto de sarampo na Bolívia e caso suspeito em criança de Cabixi, Vilhena alerta para necessidade de manter vacinação em dia
A vacinação é a única forma efetiva de prevenção contra o sarampo

Por Redação
Publicado Ontem, às 17h
Atualizado Ontem, às 17h
A A
Foto: Assessoria

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Vilhena reforça à população a importância de manter a vacinação em dia, especialmente contra o sarampo. O alerta ocorre após o registro de um caso suspeito da doença em uma criança menor de 2 anos, natural de Cabixi, que está internada em um hospital particular de Vilhena.
 
A coleta de amostra para exame será realizada nesta quinta-feira, 31, e encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Rondônia (Lacen), em Porto Velho. O resultado está previsto para ser divulgado em até quatro dias úteis.
 
A Semus lembra que o Brasil tem registrado casos importados de sarampo e que a Bolívia, país que faz fronteira com Rondônia, enfrenta atualmente um surto da doença, o que aumenta o risco de circulação do vírus na região.
 
Diante desse cenário, a Secretaria orienta que todas as pessoas que não têm, ou não sabem se têm, o esquema vacinal completo contra o sarampo, que procurem uma unidade de saúde para atualização da caderneta. A recomendação é ainda mais urgente para pais de bebês entre 9 e 11 meses, que devem levá-los às unidades de saúde para receber uma dose extra de proteção contra o sarampo, a chamada “dose zero”.
 
A vacinação é a única forma efetiva de prevenção contra o sarampo. O esquema vacinal vigente prevê: 1ª dose da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) aos 12 meses de idade; 2ª dose com a vacina tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela) aos 15 meses.
 
Quem não completou essas etapas durante a infância também precisa se imunizar: crianças, adolescentes e adultos de 15 meses a 29 anos devem ter tomado duas doses da vacina com componente contra o sarampo. Adultos de 30 a 59 anos precisam de pelo menos uma dose na vida.
 
TRANSMISSÃO E SINTOMAS
O sarampo é altamente contagioso e transmitido de forma direta, por meio de secreções eliminadas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. As partículas virais permanecem suspensas no ar, o que facilita o contágio. Os primeiros sintomas incluem febre alta, tosse, coriza e conjuntivite, seguidos do surgimento de manchas avermelhadas pelo corpo (exantema). Diante desses sinais, é fundamental procurar uma unidade de saúde.
 
AÇÕES AMPLIADAS DE VACINAÇÃO
Além das salas de vacinação e ações extras aos fins de semana, o setor de imunização da Semus levará as equipes de vacinação a todas as escolas municipais, estaduais e particulares de Vilhena. Por isso, os pais e responsáveis devem enviar a caderneta de vacinação e autorizar a aplicação da vacina nas crianças. A Semus reitera que a prevenção é a principal medida para proteger a população e evitar a reintrodução do sarampo no município.
 
No sábado próximo, 02 de agosto, o setor de imunização ira realizar plantão vacinal das 07h as 19h para vacinar as crianças de 09 meses a 11 meses e avaliar o cartão de vacina das pessoas acima de 01 ano de idade. É importante que as pessoas lêem consigo o cartão de vacina, SUS ou CPF. “E vamos estar presentes também no Primeiro Circuito AABB, corrida de rua, neste domingo a partir das 07h. Então, se você vai correr, já leva o seu cartão de vacina para correr do sarampo também”, enfatizou a coordenadora do setor de imunização, Aline Aranha.