ESTAMOS AO VIVO
Governo de RO entrega kits a concluintes do programa Vencer e equipamentos de proteção a catadores na região de Vilhena
Mais uma remessa de kits profissionais, para 51 alunos concluintes de 3 cursos profissionalizantes do programa Vencer, foram entregues pelo governo de Rondônia, na terça-feira (23), em Vilhena, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas). Desta vez receberam o kit, concluintes dos cursos de manicure e pedicure; cabeleireiro; e montador de móveis, com investimento feito pelo governo estadual, no valor de R$ 60.297,68 mil, só com a aquisição dos equipamentos.
Além do kit profissional, os participantes do Vencer recebem o material didático e auxílio financeiro mensal de R$ 200, durante um ano. Fazem parte dos critérios para inscrição: estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), ter idade a partir dos 16 anos e residir em Rondônia.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância do Vencer por possibilitar a capacitação profissional, gratuitamente, em todas as regiões do estado, com foco nas áreas onde há maior demanda do mercado de trabalho. “Os participantes do programa saem prontos para atender ao mercado de trabalho, seja como empregado ou empreendedor, pois além do conhecimento teórico, recebem o kit com todas as ferramentas necessárias para atuar na área.”
Na primeira etapa aberta no ano passado, o programa estadual recebeu 6.910 inscrições, das quais 2.906 tiveram a matrícula confirmada. Desse total, 1.903 concluíram o curso e 1.609 já receberam o kit para começar a trabalhar ou empreender.
Para a etapa 2025, cujas inscrições foram encerradas no dia 31 de agosto, o governo de Rondônia abriu 3 mil vagas para 32 cursos nas áreas de:
- Energia;
- Alimentos e bebidas;
- Vestuário;
- Tecnologia da informação;
- Automotiva;
- Refrigeração e climatização;
- Gestão;
- Comércio;
- Turismo;
- Gastronomia;
- Moda; e
- Beleza.
EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO
Ainda em Vilhena, nesta quarta-feira (24), a secretária da Seas, Luana Rocha, participou da cerimônia de kits de equipamentos de proteção individual (EPIs) para 23 catadores de materiais recicláveis que atuam na coleta seletiva no município. A ação faz parte do projeto Rondônia Recicla, criado pelo governo de Rondônia com o objetivo de promover a inclusão social, garantir a segurança no trabalho e aumentar a produtividade desses trabalhadores.
“Esses equipamentos são o cumprimento do compromisso do governo com esses profissionais cujo a maioria, conforme levantamento realizado pela equipe da Seas, antes, trabalhava sem qualquer proteção, ficando expostos a doenças e outros riscos que a profissão apresenta”, destacou a secretária da Seas.
Em Cerejeiras, ainda nesta quarta-feira, foram entregues outros 22 kits de proteção individual para os profissionais do município. Com isso, agora são 157 trabalhadores já beneficiados em todo o estado com os equipamentos. A Seas prevê que um total de 2 mil trabalhadores receberão os equipamentos. Para receber, é necessário fazer o cadastro até o próximo dia 30 de setembro, no Portal do Governo.
COMPOSIÇÃO DO KIT EPI
- 6 Máscaras Respiratórias
- 1 Avental de PVC Forrado
- 1 Abafador de ruído
- 1 Protetor Auricular Tipo Concha
- 2 Óculos de Segurança
- 2 Calças Brim Leve com faixa refletiva
- 1 Colete Sinalizador Faixa Refletiva Fluorescente
- 1 Camiseta Manga Longa
- 1 Botina de Segurança
- 2 Luvas Anticorte
- 1 Chapéu árabe com protetor de pescoço
Fonte: Secom - Governo de Rondônia