ESTAMOS AO VIVO
VÍDEO: onça-pintada é encontrada morta com sinais de tiros e presas arrancadas no Rio Guaporé, em Cabixi
O corpo do felino estava preso em um flutuante na Vila São João e foi encontrado por moradores da vila
Imagens chocantes de uma onça-pintada morta boiando nas águas do Rio Guaporé, em Rondônia, ganharam grande repercussão em grupos de aplicativos de mensagem na última semana. O corpo do felino, já inchado e com visíveis sinais de deterioração, foi registrado próximo à margem do rio, levantando preocupação sobre a prática de crimes ambientais na região.
A reportagem do folhadosulonline buscou informações com um morador da Vila São João, na área rural do município de Cabixi, às margens do Guaporé. O ribeirinho, que atua como guia de pesca, confirmou o local onde as imagens foram capturadas. “Quem fez esse vídeo foi meu compadre. Ele tá reformando uma casa na beirada do rio e avisou ela parada no flutuante”, relatou.
De acordo com o morador, marcas de tiros foram identificadas no pescoço e no queixo do animal. A onça também estava sem as presas superiores, muito provavelmente arrancadas por quem matou para serem guardadas como troféu.
O homem ouvido pela reportagem reenviou ainda um áudio de um pescador, indicando que o corpo da onça já havia sido avistado um dia antes, rio acima, nas proximidades do Rio Cabixi, já na divisa com o estado do Mato Grosso. “O pessoal comentou no grupo da Vila que essa onça já tinha sido avistada boiando, um dia antes, lá para cima do Cabixizinho. Então, ela já veio rodando lá do Mato Grosso”, dizia o relato no áudio.
O flagrante indica um possível caso de caça ilegal, prática que é considerada crime ambiental conforme o Art. 29. Da lei 9.605/1998 que trata dos crimes contra a fauna. A pena prevista é de seis meses a um ano de detenção, e multa.
Fonte: folhadosulonline