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Jabá, produtor rural e ex-vereador, defende valorização dos produtos rondonienses e critica omissão política sobre a BR-364

Por Redação
Publicado 01/06/2025
Atualizado 01/06/2025
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Com seu tom direto e combativo, o produtor rural Mário Moreira, mais conhecido como Jabá, participou do podcast PodRondônia durante a 12ª Rondônia Rural Show Internacional e deu um verdadeiro manifesto em defesa do pequeno produtor, da valorização do que é produzido em Rondônia e de um debate mais transparente sobre a privatização da BR-364.

"Se eu tenho café de Rondônia, queijo de Rondônia, tambaqui de Rondônia... por que comprar de fora? Valorizar o que é nosso é gerar imposto e renda aqui mesmo no estado", declarou.

Do sítio ao microfone: voz ativa no agro e na política
Jabá compartilhou sua trajetória como produtor rural em Cacoal, onde cultiva seringueiras e gado leiteiro, além de seu histórico como ex-vereador, ex-secretário municipal e ex-diretor adjunto do Hospital de Base, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento regional.

"Tenho 12 mil pés de seringa plantados no meu sítio. A gente não derrubou, a gente acredita. Produzimos leite que vira queijo, iogurte e sustenta famílias todos os dias."

Críticas à omissão política sobre a BR-364
A entrevista ganhou tom mais forte quando Jabá comentou sobre o processo de privatização da BR-364. Ele criticou duramente a omissão de representantes políticos de Rondônia em Brasília e afirmou que a população não teve voz na discussão.

"Senador que está há 16 anos lá em Brasília nunca se preocupou com a duplicação da BR, mas aponta o dedo para quem volta agora e tenta mudar as coisas. A BR é a artéria de Rondônia. Sem ela, não tem produção, não tem vida."

"E eu não fui lá para bater boca. Fui pedir resposta e fui silenciado. Isso é contra a democracia que tanto pregam."

Rodovia, ambulâncias e a realidade de quem vive o interior
Com forte conhecimento de causa, Jabá ainda destacou a precariedade na logística de saúde:

"Tem motorista de ambulância que vai a Porto Velho, volta exausto, e tem que pegar estrada de novo à noite. A duplicação da BR tem que vir junto com políticas que garantam condições dignas de trabalho a quem transporta vidas."

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