PVH,

ESTAMOS AO VIVO

Instrutores de Trânsito participam de encontro pedagógico promovido pelo governo de RO, em Porto Velho

Publicado Há 3 h
Atualizado Há 3 h
A A

O governo de Rondônia realiza nesta segunda-feira (25), o IV Encontro Pedagógico dos Instrutores de Trânsito do Estado de Rondônia 2025, no auditório do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), em Porto Velho. Com carga horária de 12 horas, o encontro conta com a participação de 150 instrutores e diretores de 30 Centros de Formação de Condutores (CFCs) de Porto Velho, Candeias do Jamari e União Bandeirantes.

O evento, promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), por meio da Diretoria Técnica de Habilitação (DTH) e da Coordenadoria de Formação de Condutores (COFORC), tem o objetivo de aprimorar a prática pedagógica nos cursos teórico-técnicos e de direção veicular, garantindo constante atualização dos profissionais e contribuindo para a melhoria da formação de condutores em Rondônia. Temas como motivação dos alunos, inovações tecnológicas, erros mais comuns em provas práticas e mudanças no manual de exames do Detran-RO são destaques da capacitação.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o encontro garante que o processo de habilitação seja cada vez mais eficiente e seguro para todos, fortalecendo a base da educação para um trânsito mais seguro.

PROGRAMAÇÃO

A programação conta com palestras conduzidas por profissionais de referência, como os especialistas Cristiane Farias, Ana Castanheira, Francisco Carlos Nascimento e Sheila Ximenes. Cada especialista aborda aspectos diferentes do ensino, mesclando inovação tecnológica, práticas pedagógicas e análise dos principais desafios enfrentados pelos instrutores em sala e nas ruas.

A diretora técnica de habilitação do Detran-RO, Aline Lima Pinto, reforça a relevância pedagógica do encontro. “Esse trabalho técnico é fundamental para elevar os índices de aproveitamento nos exames e garantir que a formação inicial de condutores seja cada vez mais eficiente”, destacou.

EXPERIÊNCIAS

O instrutor Eliseu José de Lima, ressaltou que, além de promover a aprendizagem, o evento favorece a troca de experiências entre os participantes. “Esses momentos de interação descontraída contribuem significativamente para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas. Compreendemos que nossa atuação impacta diretamente no desempenho curricular dos alunos que buscam conquistar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).”

A diretora e proprietária de um dos CFCs participantes, Vanuza do Nascimento Machado, também evidenciou o valor do evento como espaço de atuação profissional. “A gente pensa que sabe muito, mas aqui percebemos o quanto é essencial participar desses encontros. Eles ampliam nossa visão sobre novas propostas didáticas e nos ajudam a identificar onde podemos melhorar, o que reflete diretamente na qualidade das aulas oferecidas aos nossos alunos.”

AMPLIANDO A QUALIFICAÇÃO

Até agora, em 2025, mais de 600 profissionais já participaram do ciclo de capacitações ocorridas nas regionais de Vilhena, Rolim de Moura, Cacoal, Ji-Paraná, Jaru, Guajará Mirim, Ariquemes e Porto Velho. Na Capital,  o encontro concentra o maior número de participantes do ano, consolidando o município como um polo de atualização e troca de experiências.

De acordo com o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, a iniciativa é estratégica. “Ao qualificar nossos instrutores, estamos formando condutores mais conscientes e preparados para o trânsito”, afirmou.