PVH,

ESTAMOS AO VIVO

Festival Estudantil Rondoniense de Artes comemora 10 anos celebrando a diversidade e potencial artístico dos estudantes

Publicado Hoje, às 11h 02min
Atualizado Hoje, às 11h 02min
A A

O governo de Rondônia celebra os 10 anos do Festival Estudantil Rondoniense de Artes (Fera) com apresentações nos Teatros Palácio das Artes e Guaporé, nos dias 8 e 9 de setembro, em Porto Velho. Além das apresentações, os estudantes poderão realizar visitas ao Museu da Memória Rondoniense (Mero), ao Complexo Madeira Mamoré e à Casa de Cultura Ivan Marrocos, pela manhã, das 8h às 11h; e à tarde, das 14h às 16h, com o Roteiro Educativo que faz parte do projeto Educação Patrimonial.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), promove o festival com objetivo de reunir apresentações de diversos segmentos e linguagens artísticas, incentivando a cultura escolar, celebrando a diversidade, o potencial artístico dos estudantes rondonienses e buscando manter viva a missão de formar cidadãos críticos, criativos, engajados e conectados com a arte e a cultura local.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância de incentivar a arte nas escolas. “Em uma década de história, o Fera se tornou um espaço de incentivo à criatividade, valorizando os talentos estudantis e fortalecendo o compromisso do governo com a educação e a cultura.”

Segundo a secretária da Seduc, Ana Lúcia Pacini, ao longo dos anos, o Fera tem promovido arte, cidadania e transformação social. “O festival estimula a criatividade, talento e fortalece a identidade regional, permitindo que os estudantes se vejam como parte da cultura do nosso estado”, destacou.

PROGRAMAÇÃO

A abertura do festival contará com apresentações de artistas locais celebrando a riqueza cultural do estado.

SEGUNDA-FEIRA (8)

Teatro Guaporé

  • Apresentações Audiovisuais, das 10h às 12h
  • Oficina Artística para os alunos participantes, das 10h às 12h

Palácio das Artes

  • Apresentações de Dança, das 14h às 16h30
  • Oficina Artística: Canto para os alunos participantes, das 14h às 16h
  • Oficina Artística /Audiovisual para os alunos participantes, das 16h30 às 18h
  • Abertura Oficial com artistas locais, às 19h30

Museu da Memória Rondoniense

  • Oficina de Artes Visuais e Fotografia, das 15h às 17h
  • Apresentações Instrumentais e Banda, das 16h30 às 19h

TERÇA-FEIRA (9)

Palácio das Artes

  • Apresentações de Teatro, das 8h às 11h
  • Exposição de Artes Visuais e Fotografia, das 10h às 12h

Apresentações de Canto e Grupo Vocal, das 14h às 16h

  • Premiação, às 17h30

Teatro Guaporé

  • Oficina Artística / Instrumental e Banda para os alunos participantes, das 8h às 10h
  • Oficina Artística – Dança, das 14h às 16h

HISTÓRIA DO FESTIVAL

O Fera teve início em 2015, dentro dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), com a proposta de entreter os alunos durante as competições e oportunizar a integração dos alunos. Em 2018, através da Lei do Fera nº. 4.239, o festival foi reconhecido como política pública. O Fera atende estudantes a partir de 12 anos de idade do ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Prisional, Indígena, Quilombola e das zonas rurais e ribeirinhas, reunindo, música, artes visuais, cinema, teatro, dança, bandas e fanfarras.

Nos últimos anos, o Fera passou a ter tema, que serve de inspiração para os estudantes. Em 2024, o tema foi “Brasilidades”, com destaque para diversidade cultural. Em 2025, com o tema “Todas as Artes Um Só Norte”, o evento traz a riqueza cultural da Região Norte. E a expectativa para 2026, quando o tema será “Rondônia”, buscando reforçar o orgulho rondoniense e os reconhecimentos dos talentos da terra.