ESTAMOS AO VIVO
Grupo que traficava drogas escondidas em caminhões é condenado pela Justiça em RO
Organização criminosa ficou conhecida após operação da Polícia Federal em Rondônia e Goiás, que prendeu 12 pessoas. O grupo usava contas de empresas e de pessoas físicas para lavar dinheiro do tráfico e comprar veículos de luxo.
Um grupo especializado no tráfico interestadual de drogas, que utilizava “mocós” — compartimentos secretos escondidos em caminhões e carretas — foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO). A organização criminosa ficou conhecida após operação da Polícia Federal realizada em Rondônia e Goiás, que resultou na prisão de 12 pessoas e na apreensão de veículos de luxo e motos aquáticas.
A investigação começou com a Operação Fim de Carreira, deflagrada pela Polícia Federal para apurar a atuação do grupo nos estados de Rondônia, Mato Grosso e Goiás. O processo envolveu 24 réus e teve como base um inquérito da PF. As identidades dos acusados não foram divulgadas.
Segundo o TJ-RO, durante o julgamento, foram analisadas mais de 8 mil páginas de provas, incluindo relatórios policiais, interceptações telefônicas, dados telemáticos, quebras de sigilo e provas produzidas ao longo da instrução criminal.
O Ministério Público de Rondônia (MP-RO), denunciou os acusados pelos crimes de organização criminosa, lavagem de capitais e cinco episódios de tráfico de drogas. Veja o resultado do julgamento:
- Organização criminosa
Seis réus foram condenados a 3 anos de prisão e 30 dias-multa. Outros cinco foram absolvidos desse crime.
- Lavagem de capitais
Cinco réus receberam pena de 3 anos de prisão e 30 dias-multa. Uma ré foi absolvida.
- Tráfico de drogas
Dos cinco episódios analisados, houve absolvições em alguns casos e condenações em outros. As penas variam entre 8 anos e 2 meses e 9 anos e 7 meses de prisão, já com aumento pela prática interestadual do crime e, em um caso, pelo reconhecimento de continuidade delitiva. Também foram aplicadas multas proporcionais.
Relembre o caso
A Polícia Federal (PF) fez uma operação em Rondônia e Goiás, contra um grupo especializado em traficar drogas em “mocós”, que são compartimentos secretos construídos em veículos como caminhões e carretas. A ação resultou na prisão de 12 pessoas e na apreensão de veículos de luxo e motos aquáticas.
Os agentes cumpriram 62 mandados judiciais em quatro cidades de Rondônia e uma de Goiás: Porto Velho, Guajará-Mirim (RO), Ariquemes (RO), Jaru (RO) e Goiânia (GO). Além dos veículos, foram apreendidas joias, drogas, armas e R$ 10 em espécie.
O esquema de tráfico era baseado em esconder a drogas nos “mocós” e transportar de Rondônia para outros estados. A rota de tráfico eram as rodovias brasileiras.
O esquema começou a ser investigado há mais de um ano. Durante esse período, a polícia identificou pelo menos 10 remessas de cocaína despachadas pelo grupo criminoso que totalizam mais de duas toneladas de droga. Cargas foram apreendidas e motoristas presos.
O grupo utilizava contas bancárias de empresas e pessoas físicas para movimentar o dinheiro do tráfico de drogas e com ele adquiriam veículos de luxo. Duas empresas dos investigados tiveram as contas bancárias bloqueadas.
No total, três pessoas foram presas em flagrante por posse de arma de fogo, em Porto Velho e Guajará-Mirim, e uma por tráfico. Outras nove pessoas foram presas preventivamente. Seis investigados tiveram contas bloqueadas.
Fonte: G1/RO