PVH,

ESTAMOS AO VIVO

Operação Audácia chega à 8ª fase e mobiliza mais de 200 agentes contra facção criminosa em Rondônia
Ação integrada cumpre mandados de prisão e busca em Porto Velho, cidades de RO e outros três estados, mirando tráfico, armas e organização criminosa.

Por Redação
Publicado Há 5 h
A A
Foto: Assessoria

Foi deflagrada na manhã desta segunda-feira (22) a oitava fase da Operação Audácia, uma ampla ação integrada de combate ao crime organizado em Rondônia. A ofensiva é resultado da atuação conjunta de diversas forças de segurança e instituições do sistema de Justiça, com foco no enfrentamento a facções criminosas que atuam principalmente em Porto Velho.

A operação envolve o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), além da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e a Polícia Federal.

Ao todo, mais de 200 agentes participam da ação, incluindo equipes dos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) dos Ministérios Públicos de Rondônia, Paraná e Amazonas, da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), da Força-Tarefa Integrada de Combate ao Crime Organizado (FTICCO) e de unidades especializadas das polícias estaduais e federais.

Mandados em vários estados

Nesta fase, estão sendo cumpridos 68 mandados de prisão preventiva e 78 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara de Garantias do Estado de Rondônia. As ordens judiciais são executadas simultaneamente em Porto Velho, Cacoal, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Vilhena, além dos municípios de Coari (AM), Maringá (PR) e Catanduvas (PR), incluindo unidades prisionais.

As medidas judiciais têm como objetivo instruir um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) instaurado pelo MPRO, que apura a suposta prática de crimes como organização criminosa com emprego de arma de fogo, participação de crianças e adolescentes, tráfico de drogas, posse e porte ilegal de armas de uso permitido e restrito, receptação, entre outros delitos.

Desdobramento de investigação anterior

A Operação Audácia VIII é um desdobramento direto da Operação Audácia I, deflagrada em fevereiro de 2024. Segundo o Ministério Público, o procedimento investigatório encontra-se em fase final, e a denúncia deverá ser apresentada à Justiça dentro do prazo legal, dando início à ação penal contra os investigados.

Além do cumprimento dos mandados, a operação também busca a recaptura de foragidos, o cumprimento de prisões em aberto por outros processos e a realização de prisões em flagrante, caso sejam constatadas novas infrações durante as diligências, como tráfico de drogas ou posse ilegal de armas.

Integração no combate ao crime organizado

De acordo com as forças de segurança, a Operação Audácia reforça o compromisso do Estado no enfrentamento ao crime organizado, especialmente contra facções criminosas que atuam de forma estruturada, violenta e articulada dentro e fora do sistema prisional.

As instituições destacam que a atuação integrada é fundamental para desarticular núcleos criminosos, interromper a cadeia financeira das organizações e ampliar a segurança da população rondoniense.

Foto: Assessoria

Fonte: MP/RO